Você já deve ter percebido que o tamanho das cozinhas não é mais o mesmo. Antigamente, o cômodo era espaçoso e amplo e agora, nas maiorias dos projetos, são pequenas e muitas vezes conjugadas com a área de serviço. Não é preciso ser um especialista no assunto para saber que ambientes reduzidos precisam ser funcionais e organizados. Com com pequenos truques, é possível deixar a cozinha prática e eficiente.
A primeira fase desse processo de organização é escolher o que irá ficar e o que irá ser descartado. Em três caixas de papelão, utensílios de cozinha devem ser separados da seguinte forma: O que permanecerá, o que necessitará de reparos e o que será jogado fora. Realizada essa seleção, é hora de colocar a mão na massa e começar o trabalho!
Deixe sempre à mão os acessórios de cozinha mais utilizados no dia a dia e setorize a organização. Panos de prato e jogos americanos para organizar as refeições e jogos de jantar que não são usados com frequência, podem ser guardados na parte inferior do armário.
As panelas devem ser arrumadas conforme a prioridade de uso, colocando as mais utilizadas na frente e as menos usadas atrás. Caso os móveis da cozinha estejam sendo escolhidos, é interessante optar por modelos que possuam gavetões para guardar as panelas. Eles facilitam a visualização e organização.
A pia da cozinha merece uma atenção especial neste processo! O ideal é evitar o acúmulo de louças sujas, criando em casa a cultura do “lavou, sujou”. Para ajudar a manter a pia sempre seca e limpa, os panos de microfibra são recomendados. Levemente felpudos, possuem alta absorção e ajudam no cuidado e limpeza do ambiente.Agora, é só colocar as dicas em prática e deixar sua cozinha super organizada!
Imagens: Reprodução.