This post is popular. 396 Views

Como Lavar Tecido de Microfibra

O tecido de microfibra, na maioria das vezes, é composto por fibras de poliéster, que conferem isolamento térmico, resistência e secagem rápida. Apesar da fácil manutenção, tomar alguns cuidados durante a lavagem podem aumentar sua vida útil. O primeiro passo neste processo é interpretar corretamente os símbolos presentes na etiqueta com as instruções de lavagem. Confira:

Após entender o significado de cada um deles, é hora de iniciar o processo de lavagem do tecido de microfibra. Confira algumas dicas do que você pode fazer ou não fazer na hora da lavagem e da secagem:

–  LAVAR À MÁQUINA NO CICLO DELICADO:

Por suas características estruturais, o tecido de microfibra pode ser lavado à máquina, com a água em temperatura morna ou fria, no ciclo delicado ou de menor velocidade, para não danificar as fibras. Caso haja disposição e tempo, realizar a lavagem do tecido de microfibra à mão aumentará sua vida útil.

– USAR ALVEJANTE E AMACIANTE NÃO PODE!

Naturalmente macio, o tecido de microfibra dispensa o uso de amaciantes. Sua utilização pode obstruir as fibras, reduzindo a capacidade de limpeza e consequente quebra. A água sanitária deve ficar longe, seja para alvejar, retirar manchas, bolor ou mofo, pois acelera o processo de desgaste e causa sua deterioração.

 

 

 – NÃO CENTRIFUGAR

O tecido de microfibra  é de fácil secagem. Sendo assim, ele não precisa ser centrifugado,  pois o atrito do tecido com o tambor da máquina pode quebrar as fibras sintéticas, ocasionando a formação das bolinhas e soltando fiapos.

 

NÃO MISTURE TECIDOS DIFERENTES. LAVE SEPARADAMENTE O TECIDO DE MICROFIBRA.

O recomendado é não misturar o tecido de microfibra com outros tipos de tecidos, uma vez que esse contato pode prejudicar sua composição têxtil. Eles devem ser lavados separadamente, para aumentar sua durabilidade e boa aparência durante o uso;

Nunca lave a roupa de cama com outras roupas normais. A mistura com outros tipos de tecido, com diferentes fibras pode contribuir para o aparecimento de bolinhas ou a quebra de fios, além de eventuais manchas no tecido de microfibra.

NÃO TORCER. O TECIDO DE MICROFIBRA SECA RAPIDAMENTE

–  Torcer o tecido de microfibra pode estragá-lo. Para retirar o excesso de água após a lavagem, é indicado realizar a compressão do tecido. Isso evitará a quebra das microfibras.

NÃO SECAR NO SOL

O tecido de microfibra tem secagem rápida, não sendo necessária a exposição ao sol. Sendo assim, deve ser estendido em um varal localizado na sombra com uma boa circulação de ar, pois a exposição ao sol pode desbotar as estampas. Para a secá-lo completamente, o recomendado é alternar os lados em intervalos regulares.

EVITAR O USO DE SECADORA:

–  Evite o uso de secadora, mas caso ela seja utilizada, o aconselhado é evitar temperaturas muito altas para não deformar o tecido de microfibra. O correto é utilizar a temperatura baixa, alternadamente. Vale lembrar que, mesmo sendo usada desta forma, a possibilidade de alteração no tamanho do tecido de microfibra existe.

Fotos: Reprodução.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *