This post is popular. 152 Views

Como Enfrentar o Tempo Seco

Finalzinho de Inverno, início da Primavera, com  temperatura de Verão.  Com as estações de ano cada vez menos definidas e as oscilações climáticas, é um Deus nos acuda para driblar os problemas respiratórios. Quando o tempo está seco, tudo fica ainda mais pior! Os primeiros sinais de que a umidade do ar não está em boas condições é a irritação da garganta, nariz e olhos, que acaba agravando doenças como a asma, rinite alérgica e bronquite crônica.

O sistema respiratório é uma das partes mais sensíveis e delicadas do corpo humano. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, o ar tem que chegar ao pulmão a uma temperatura de 36ºC, com umidade de 60%. Em dias secos, o nariz tem que trabalhar muito para garantir que o ar fique nessas condições. Com algumas adequações no dia a dia a dia, é possível driblar o tempo seco e permanecer saudável!

HIDRATAÇÃO

A principal recomendação é beber muita água, para manter o corpo constantemente hidratado e minimizar a sensação de “secura” nas vias aéreas. Mesmo causando um certo incômodo pela falta de costume, transforme em hábito lavar as narinas com soro fisiológico. Além de hidratar as mucosas no nariz, lavá-las higieniza a área.

VAPORIZADORES, BACIAS DE ÁGUA E TOALHAS UMIDIFICADAS COM ÁGUA

Vaporizadores, bacias de água e toalhas umidificadas com água podem ajudar a  deixar os ambientes mais respiráveis,  mas tome cuidado para não deixar o ambiente muito úmido, pois isso ajuda na propagação de fungos. Na hora de dormir,  priorize as bacias e as toalhas úmidas com água.

CUIDADOS COM OS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Os exercícios físicos devem ser feitos com cautela em dias secos, evitando os horários do fim da manhã e início da tarde. Não se engane ao achar que estará protegido em ambientes fechados, como as academias.  Como a sua maioria possuem aparelhos de ar condicionado, é probabilidade do ar estar ainda mais seco é muito maior!

 

CUIDADOS COM OLHOS

Com a evaporação das lágimas ocorrendo rapidamente quando o tempo está muito seco, é indicado utilizar colírios tipo “lágrima artificial”, para umidificar os olhos. Evite a automedicação com colírios vaso constritores! Essa medicação pode ressecar os olhos e não lubrificá-los.

Imagens: Reprodução.

Infográfico: Portal G1

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *