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Como Dormir Bem

Não existe nada mais revitalizante do que uma boa noite de sono! Mas não se engane, ao pensar que descansar é o único benefício que dormir bem trará para sua vida. Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine, mostrou que dormir por volta de 7,5 horas por dia fará com que você viva mais, além de melhorar a sua qualidade de vida.

Infelizmente, com uma rotina cada vez mais atribulada, parece um desafio conseguir se desconectar das preocupações diárias e dormir tranquilamente. Uma noite mal dormida, além das olheiras e mau humor, afeta diretamente a capacidade de concentração, potencializando o stress e diminuindo o rendimento diário no trabalho. Em situações mais extremas, o sono de má qualidade desencadeia doenças como a apneia do sono, sonambulismo, além de pesadelos e terror noturno.

Optar pelo tipo de travesseiro correto é o primeiro passo para uma noite de sono tranquila. O recomendado é escolher um modelo que se adeque a sua posição de dormir, sempre mantendo o pescoço alinhado com o restante do corpo.  O travesseiro viscoelástico ou travesseiro nasa, como é popularmente conhecido, é o indicado para quem busca um travesseiro com uma maior durabilidade, que conserva suas características por mais tempo e se molda aos contornos do corpo. Já o travesseiro Stripes Plumas de Ganso ecoloógico consegue reproduzir fielmente a maciez das penas de ganso, através das fibras sintéticas siliconizadas, proporcionando conforto único!

Assim como o travesseiro, o colchão merece atenção redobrada! Ele deve ser trocado, em média, entre cinco e dez anos de uso. Mas a regra para saber se ele continua bom é a seguinte: ao acordar, observe se sente dores no corpo ou algum tipo de desconforto. Caso isso aconteça, chegou a hora de comprar um colchão novo!

Já as cortinas não servem apenas para embelezar o quarto! Manter o quarto escuro e aconchegante, isolando-o da iluminação externa ajuda o organismo a liberar a melatonina, que ajuda a regular o  do sono. Se você  não consegue dormir desta forma, deixe a  iluminação mais baixa no quarto, para não atrapalhar muito a produção do hormônio.

Não é a toa que o quarto é chamado de dormitório! O cômodo, junto com a cama, devem ser associados com a hora de dormir.  Evite assistir TV, utilizar smartphones e tablets, pois eles  aumentam o grau de excitação e afastam o sono, devido à  luminosidade emitida.  O correto é ir para a cama apenas quando for dormir e  uma alternativa  é ler até o sono chegar. Garantimos para você que fazendo isso, não será necessário nem contar carneirinhos!

A ingestão de chás calmantes, como camomila, erva-cidreira e erva doce e o  leite morno ajudam no relaxamento do corpo. Uma dica saborosa, que deixará as bebidas ainda mais gostosas, é adoçá-las com mel! O tripofano em sua composição transforma-se serotonina no organismo, estimulando um sono reparador!

Imagens meramente ilustrativas.

 

 

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